quarta-feira, 1 de junho de 2011

Décimo fichamento de Genética.

Análise da diversidade genética de Prevotella intermédia em indivíduos com doença periodontal.

Ana Claudia Braga Amoras Alves

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba

O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade genética da espécie Prevotella intermedia em indivíduos com doença periodontal, por meio de duas técnicas, a reação em cadeia da polimerase com primers arbitrários (AP-PCR) e análise heteroduplex de produtos amplificados pela reação em cadeia da polimerase (PCR).

“Após o cultivo e identificação bacteriana, os isolados de P. intermedia foram submetidos à técnica de genotipagem utilizando AP-PCR. Adicionalmente, as amostras clínicas subgengivais, com resultado positivo para o cultivo de P. intermédia, foram submetidas à reação em cadeia da polimerase (PCR) com primer espécie específica e em seguida, os produtos amplificados foram submetidos à análise heteroduplex.

Os resultados revelaram que os anaeróbios pigmentados negros foram mais frequentes em sítios doentes, sendo a P. intermédia a mais prevalente dentre as espécies isoladas. A maioria dos indivíduos foi colonizada por um a dois tipos de genótipos, com relação positiva entre o número de clones e a profundidade de sondagem. Não houve detecção de genótipos idênticos entre os sítios de isolamento, em um mesmo ambiente bucal.

“Na análise interindivíduos, nenhum voluntário compartilhou o mesmo perfil eletroforético, indicando ampla heterogeneidade genética da espécie. Coincidindo com a técnica de AP-PCR, a análise heteroduplex detectou a presença de um a dois clones distintos de P. intermédia nas amostras clínicas. Em conclusão, os indivíduos com doença periodontal abrigaram poucos tipos clonais e a coincidência de perfil genético entre sítios de um mesmo indivíduo e entre indivíduos não foi observada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário