domingo, 5 de junho de 2011

Visita a APAE, por Ruty de Kátia>> Morena mais que linda que utiliza o seu blog para transmitir o bem! Visitem.





No dia 17/05/2011, nós alunos de Odontologia da Leão Sampaio, realizamos uma visita a APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais).
  Fomos incubidos de realizar esta atividade através do professor de Genética Dr. Flávio de Farias que com sua brilhante idéia de criar uma gincana, e uma das provas era a visita na APAE.
  A idéia foi tão "diferente " que até esquecemos que estávamos ali para realizar uma atividade avaliativa A emoção foi quem falou mais alto. Fomos surpreendidos com a capacidade que os alunos têm de dançar, pintar,criar, tocar, cantar e muito mais. Na dança, com suas desenvolturas cheguei a me emocionar literalmente!
   Ver o sorriso, o movimento, a alegria, a satisfação de cada um que estava ali apresentando, me levou a refletir que é normal ser diferente. Que cada um de nós somos ruins, bons, ou excelente no que somos e no que fazemos. Que devemos ver  o outro, como gostaríamos de sermos vistos com nossos defeitos, qualidades,  limites e limitações; respeitando as diferenças de cada um.
  Nessa minha experiência na visita a APAE, não irei relatar o funcionamento da instituição, trabalhos dos profissionais e estrutura da mesma. Pois, não é muito diferente das demais que já tive a oportunidade de conhecer realizando trabalhos na minha graduação de Serviço Social. 
  Quero externar o que eu conheço e defendo a respeito de pessoas portadoras de necessidades especiais. E declaro, fico indignada com pessoas que ao se referir a pessoas excepcionais, mencionam a palavra deficiente.
   Deficiente. O que significa essa palavra pra você? Particularmente, pra mim significa imperfeição, insuficiente e falho. Certo, tudo bem! Será que você agora você não está conversanso com seus botões, dizendo:
  Ah! Eu também sou deficiente! Não sei dirigir, não sei pilotar avião, não sei sentar corretamente, como de boca cheia, jogo lixo na rua, não sou capaz de esccrever com a outra mão, não consigo ser fera como aquele meu colega é, não falo bem minha própria língua. Image inglês, espanhol! que hoje é basicamente, necessário!
   E você, ainda quer me dizer que não é imperfeito, insuficiente, e falho?Santa pasciência! Que Deus tenha misericórdia de você e faça de você uma pessoa melhor menos prepotente, mais humilde e mais humana.
  Será que nós que dizemos sermos "normais"somos mesmo realmente, normais?
  Pense nisso! Reflita! Quem sabe você chega a uma conclusão que é normal ser diferente! Você é diferenteeu sou diferente, nós somos diferentes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário